segunda-feira, 30 de maio de 2011

O perigo do pepino

Do Conteúdo Livre

Bactéria mata e assusta na Alemanha

Alimentos importados da Espanha foram consumidos especialmente em Hamburgo

Pelo menos 10 pessoas já morreram e 300 estão sendo tratadas na Alemanha devido à infecção por um tipo letal da bactéria E. Coli. O governo suspeita de que pepinos orgânicos importados da Espanha e contaminados com a bactéria possam ser a causa da epidemia.

A maior parte das mortes, causadas pela ingestão de alimentos contaminados, ocorreu em Hamburgo, no norte do país. O tipo de bactéria registrado na Alemanha é o E. Coli enterohemorrágico (EHEC), que causa diarreia com sangramento e pode levar à insuficiência renal. Diferentemente da maioria dos casos da doença, que afeta em geral crianças de até cinco anos de idade, quase todos os infectados na Alemanha são adultos, em sua maioria mulheres. Especialistas em saúde do governo alemão estão recomendando à população do norte do país que não consuma tomates, pepinos ou alface crus.

– Também é possível que haja infecções secundárias durante essa epidemia. Essas novas infecções se espalham de pessoa para pessoa, mas podem ser evitadas. Por isso, precisamos assegurar que a higiene pessoal de todos seja aprimorada – disse Helge Karch, especialista em saúde pública da Universidade de Munster.

As autoridades alertaram que os pepinos possivelmente infectados podem ter sido enviados para República Checa, Áustria, Hungria e Luxemburgo. Restrições foram impostas sobre dois exportadores de pepinos espanhóis, embora não se saiba se a infecção ocorreu na Espanha, durante a viagem dos produtos ou na chegada dos alimentos à Alemanha.
O grupo de bactérias Escherichia coli (abreviada como E. Coli) é grande e diversificado, formado em sua maioria por cepas inofensivas. Alguns tipos de E. Coli, porém, causam diarreia, infecções urinárias, doenças respiratórias e pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário