quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Serra afirma no JN que irá privatizar estradas federais

O ex-desgovernador de São Paulo, José Serra (mais conhecido em seu estado como Zé Pedágio), afirmou em entrevista ao Casal 20, Willian Hommer Simpson e Fatinha Bernardes, que irá fazer com as estradas federais o que já fez com as estradas paulistas, privatizará e colocará pedágio em todas elas. Veja a afirmação do Zé no Jornal Nacional:

(...)

William Bonner: Mas a que o senhor fez motivou críticas quanto ao preço. Então a questão que se impõe é a seguinte, candidato: não existe um meio termo? Ou o cidadão brasileiro tem uma estrada boa e cara ou ele tem uma estrada ruim e barata. Não tem um meio termo nessa história?

José Serra: Eu acho que pode ter uma estrada boa que não seja cara, se você trabalhar direito. Por exemplo, a concessão que eu fiz da Ayrton Senna. O pedágio anterior era cobrado pelo órgão estadual. Caiu para a metade o pedágio. É que realmente, geralmente, os exemplos bons não veem...

William Bonner: Mas esse modelo vai ser exportado para as estradas federais?

José Serra: Esse modelo que diminuiu pode ser adotado, porque você tem critérios para ser examinados. O governo federal fez estradas pedagiadas. Só que estão, por exemplo, no caso de São Paulo, a Régis Bittencourt, que é federal, ela continua sendo a rodovia da morte. E a Fernão Dias, Minas-São Paulo, está fechada. Você percebe? Nunca o Brasil esteve com as estradas tão ruins. Agora, tem mais: em 1000 é, é, no começo de 2003 para cá, foram arrecadados R$ 65 bilhões para transportes, para estradas na Cide. É um imposto. Sabe quanto foi gasto disso pelo governo federal? Vinte e cinco. A primeira coisa que eu vou fazer, William, é utilizar esses recursos para melhorar as estradas. Não é o assunto de concessão que está na ordem do dia. É gastar.

Aqui a entrevista na íntegra:

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/jose-serra-e-entrevistado-pelo-jornal-nacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário