quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

André Vargas e comitiva apresentam propostas para educação

Da Assessoria do Deputado André Vargas


Comitiva apresenta propostas de educação superior para PR

Reunião com ministro da Educação pode garantir mais Institutos federais e curso de medicina para Londrina

Durante a reunião de uma comitiva de parlamentares petistas do Paraná com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na última terça-feira, 22/02, que discutirem as demandas para a área de educação no Estado, o deputado André Vargas salientou a necessidade de dar continuidade nos projetos de implantação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, os chamados Ifets.

“Nós já temos um Ifet em Londrina, na antiga Associação Odontológica, e queremos mais um na cidade, ainda não podemos prometer, mas estamos trabalhando para isso, para que a região norte também possa ter um Instituto Federal”, comentou o deputado.

A comitiva também busca a implantação de institutos nas cidades da região metropolitana, como Arapongas e Apucarana. “Apucarana já tem uma Universidade Federal Tecnológica, mas vamos lutar para que possam receber também este Instituto. Estamos trabalhando também pela implantação em Santo Antônio da Platina, Jaguariaíva e Ivaiporã, cidades que já estão com as instalações em fases iniciais, mas temos um objetivo, que é levar os Ifets a todas as cidades pólos do Paraná”, informou.


Segundo o deputado André Vargas, o ministro Fernando Haddad, se comprometeu com isso, agora eles devem debater e colocar os critérios de ampliação dos Institutos no Plano Nacional de Educação, que de acordo com Vargas é praticamente uma nova legislação para educação e será relatado pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR).

Curso de Medina em Londrina - Sobre a criação de mais um curso de medicina em Londrina, segundo o deputado André Vargas, o ministro Fernando Haddad achou proveniente a questão. “Lógico que serão feitas auditorias para isso. Londrina comporta um novo curso de medicina, nós estamos observando a falta de médicos, seja na Prefeitura de Londrina e nas prefeituras em torno da cidade. Sabemos que a UEL pretende expandir o seu curso, mas ainda achamos que a cidade comporta a ampliação e que mais uma universidade possa oferecer o curso”.

Vargas ressaltou em especial a falta de pediatras no município. “Pediatra é uma especialidade muito importante, nós precisamos estimular a formação de mais médicos, consequentemente teremos mais pediatras. Estamos observando que dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) da região há ausência de médicos. Queremos ampliar a formação de médicos, a PUC é uma entidade com alta respeitabilidade junto ao Conselho Federal de Educação, Conselho Federal de Medicina, enfim, todos conselhos concordam que a PUC tem capacidade para trazer esta grande conquista para nossa cidade”, declarou.

O deputado também comentou sobre a possibilidade de transformar o Hospital Santa Casa em hospital escola, garantindo mais atendimento gratuito a população. “Esta seria outra grande conquista do município, visto que o hospital escola tem algumas vantagens sobre os comuns. Estamos estimulados em trabalhar por esta implantação do curso de medicina em Londrina. Recebemos o apoio do ministro, mas volto a lembrar que isso ainda depende das vistorias e outras decisões.”

Medicina no Brasil - André Vargas ressaltou que em breve haverá novas normativas para os cursos de medicina no país. “O cursos de medicina estão muito focados nos grandes centros, mas o país todo necessita de mais profissionais dessa área. Por isso queremos expandir o curso para várias regiões do Brasil, para que de fato nós tenhamos o percentual necessário de médicos capacitados a atender toda população nacional”.

Assessoria de Imprensa

Paula Fontes (43) 3321-8920

Meire Bicudo (43) 9994-0946

24.02_Andre_Haddad.mp324.02_Andre_Haddad.mp3
3421K Reproduzir Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário