domingo, 20 de fevereiro de 2011

Para além do dogmatismo

O desafio dos dogmáticos na política

Desse embate insano e inconsequente que tantos males nos causou e vem causando, só se beneficiaram, e beneficiam, os dogmáticos, os radicais; os de mente ossificadas pelo excesso de "cálcio" que responde pelo nome de ideologia.

Ambas tem o condão de resolver os problemas do mundo; e NUNCA resolveram. Ambas querem determinar, escolher os nossos destinos, à nossa revelia, ou seja, somos APENAS massa de manobra para seus utilitarismo políticos.

Avançamos nos último século em todos os ramos do conhecimento. Menos o da ciência política. Essa, não. Continua presa aos preceitos de séculos anteriores. Os grilhões são tão fortes que nem o imenso sucesso das ciências materiais e das tecnologias conseguiram mudar a ditadura do esquemático. A leitura da sociedade contemporânea ainda é feita como se vivéssemos na época do navio a vapor e dos teares. Ou seja, para elas, não evoluímos nada.

Mesmo com tudo isso, a sociedade segur avante em algumas áreas, destarte a constante e persistente vigilância e patrulhamento dos dogmáticos. Aliás, avançamos não com elas ou por elas, mas APESAR delas.

Não apregoo, mesmo porque impossível, a simples indistinção de ambas. Isso seria negar o direito ao livre arbítrio do ser humano. Em foco está o apego a teorias e visões datadas. Uma possibilidade de se alcançarmos novos patamares com a soma do que há de bom nas duas alternativas. Uma espécie de "esquerdeita".

A partir deste ponto, teremos uma nova plataforma pela qual, aí sim, poderemos travar novos e bons combates. O atual é falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário